Não deixe de conferir   /

10 dicas para você que quer comidinha saudável na festa do seu filho sem radicalismo

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
10 dicas para você que quer comidinha saudável na festa do seu filho sem radicalismo

sem radicalismo – A preocupação cada vez mais frequente com a alimentação e origem dos ingredientes abriu espaço para criações divertidas e receitas saudáveis também na hora das festinhas infantis. Mesmo não sendo Bela Gil, você pode pensar em uma comemoração mais nutritiva que possa combinar com o tema da festa. Para ajudar, a nutricionista Marianna Rocha, da Perinatal, dá dicas interessantes para a montagem de um cardápio mais saudável e divertido para as crianças.

Conselhos para uma festa de aniversário nutritiva

Segundo a especialista em nutrição, com muita calma e criatividade é possível organizar uma festinha infantil com aperitivos e doces menos prejudiciais à dieta das crianças. “Nessa hora, o conselho é começar pela escolha do tema para depois definir como será o cardápio e que alimentos serão utilizados. Dá pra brincar bastante criando pratos saudáveis de acordo com a temática escolhida, é só usar a imaginação e se divertir”, aconselha Marianna.

De acordo com a nutricionista frutas, sucos naturais, bolos caseiros, sanduíches e picolés podem ser boas opções para servir em aniversários infantis. “Como são coloridos atraem as crianças que podem se alimentar melhor sem deixar a fantasia de lado”, acrescenta. Além disso, anote outras sugestões saborosas e nutritivas:

1. Cardápio temático
Na hora da festa, o sabor é importante, mas o visual conta muito, ainda mais para crianças. Aposte em receitas que tenham alguma relação com o tema da festa. Coloque nomes relacionados à escolha, use cores semelhantes às dos personagens.

2. Itens para intolerantes
Para aqueles que têm algum tipo de intolerância, é possível fazer brownies e bolos sem ovos, glúten ou lactose para que todos possam comer. Também é sempre importante ter alguma alternativa para vegetarianos.

3. Vegetais em forma de chips
Uma sugestão fácil, rápida e deliciosa de brincar com a crocância, sabor e cor dos vegetais é fazer chips de raízes e tubérculos como inhame, cenoura, beterraba, batata doce ou aipim.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

4. Substitua a fritura
No lugar dos salgadinhos fritos, se não quiser apostar na fritura dos chips, também podem ser oferecidas as versões de salgados assados, como pasteizinhos e pãezinhos como o de queijo. Outra dica é oferecer pequenos sanduíches com recheios que contenham legumes e verduras. Além de prático, é muito saudável.

5. Sucos, vitaminas e shakes
Ao invés dos refrigerantes, sirva sucos naturais, águas aromatizadas, vitaminas e shakes à base de frutas. Muitos mais saudáveis e refrescantes, também são mais ricos nutricionalmente.

6. Frutas e saladas à vontade
Espetinhos de frutas podem ser servidos à vontade em diferentes formatos e sabores, assim como diferentes combinações de saladas de frutas, com mix de castanhas ou granolas para eleger e salpicar por cima.

thinkstockphotos 487125540
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

7. Gelatina incolor com suco natural
Fácil de fazer, a gelatina incolor com suco de fruta natural é uma maneira mais natural e saudável de produzir diferentes sabores e cores da sobremesa.

8. Sorvete com frutas picadas
O sorvete de iogurte com frutas picadas ou calda adoçada somente com o açúcar da fruta vai muito bem em dias mais quentes e festas diurnas, mas é preciso cuidado na hora de armazenar e servir.

9. Legumes no palito
Os palitos de legumes são uma excelente opção para os pais que querem manter o cardápio da festa mais saudável. Eles são servidos num copo pequeno e seguem acompanhados de uma pastinha como, por exemplo, a de queijo.

10. Águas aromatizadas e coloridas
É possível fazer diferentes combinações para aromatizar jarras de água com flores e frutas. Na hora de preparar, priorize as garrafas transparentes, que chamam atenção visual para que a criança seja estimulada a experimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This