Não deixe de conferir   /

15 semanas

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
15 semanas

Abrace o brilho da sua gravidez! A Semana 15 é sobre o pequeno se aprontar para uma fonte de cabelos e talvez até chupar os dedos! Leia a seguir para ver o que esperar.

Seu Bebê

Olá cabelo! Ao final dessa semana, o padrão de cabelos do escalpo do seu pequeno estará pronto. Algum cabelo pode começar a nascer, mesmo que geralmente não seja evidente por mais algumas semanas.

Claro, não é garantido que o seu bebê irá nascer com uma cabeça cheia de cabelos – alguns bebês ainda podem ser carecas por diversos meses após o nascimento.

Os fios ultrafinos e macios, chamados lanugo, também aparecerão pelo resto do corpo do feto. Esses pelos corporais, que protegem a pele delicada do líquido amniótico, geralmente desaparecem logo antes ou depois do nascimento.

Se você pudesse espiar dentro do seu útero, você veria um pequeno feto pesando entre 48 e 70 gramas e medindo mais ou menos 11 centímetros do topo ao fim – mais ou menos do tamanho de uma maçã.

Por baixo do lanugo existe uma fina camada de pele pela qual você pode observar as veias sanguíneas, que já estão transportando sangue. O desenvolvimento da boca continua – o seu pequeno pode até estar chupando o dedo agora – e movimentos faciais estão acontecendo regularmente.

A Sua Gravidez

Neste momento, a náusea e fadiga que você experienciou no primeiro trimestre, provavelmente diminuíram. Muitas mulheres dizem que agora elas se sentem energizadas. Se você é uma das afortunadas que possuem energia extra, aproveite! Dê um passeio, plante algumas flores, ou comece a planejar o quarto do bebê!

Agora é o momento quando você deve começar a notar alguns leves inchaços, chamados edema, nas suas extremidades. Pés e tornozelos inchados são os mais comuns. Você também pode experienciar algum inchaço nas mãos, fazendo com que os anéis fiquem mais apertados em seus dedos!

O edema ocorre quando o fluido é empurrado da corrente sanguínea para os tecidos moles. Como muitas mulheres reclamam, é causado pelo aumento da circulação sanguínea pelo corpo e a pressão do crescimento uterino nas veias pélvicas. A melhor maneira de prevenir um edema é através de um leve exercício: caminhada, natação ou até yoga.

Frequentemente descanse com os pés elevados (se alguém merecer colocar os pés para o alto, é você!), e certifique-se de beber oito copos de água por dia. Se você sentir algo a mais do que um pouco de volume nos seus pés ou mãos, ou se você tem inchado na face ou olhos, contate o seu médico.

dos Especialistas

Aqueles mesmos hormônios que estão fazendo crescer cabelo na cabeça do seu bebê, podem causar o afinamento dos seus – ou fazê-los cair.

“Normalmente nós perdemos cerca de 100 fios por dia”, diz a enfermeira registrada e especialista Elaine Zwelling, “Durante a gravidez, a fase de crescimento normal do cabelo é alterada.”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This