Não deixe de conferir   /

16 semanas

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
16 semanas

A semana 16 promove a movimentação dos braços e pernas do bebê e mais fortalecimento dos músculos que ela precisará para se endireitar durante o progresso. Não fique surpresa se você sentir algumas oscilações! Leia a seguir para ver o que mais esperar.

Seu Bebê

O aparecimento dos pelos corporais e possíveis cabelos na cabeça foi a grande história semana passada. Esta semana, graças ao fortalecimento dos músculos, o seu pequeno está trabalhando o levantamento da cabeça e pescoço da posição curvada. Ser capaz de se endireitar um pouco torna possível se sentar.

O seu feto também pode mover as mãos e pernas frequentemente. Esses exercícios podem até causar suor, já que as glândulas sudoríparas já estão formadas (claro, o seu útero manterá as coisas na temperatura correta).

Em algum momento entre agora e a 20ª semana, você poderá ser capaz de sentir movimentos pela primeira vez. Mas não se preocupe se você não sentir algo ainda. O seu filho ainda é muito pequeno – cerca de 12 centímetros de comprimento e apenas 85 gramas – do tamanho de um pequeno abacate, e o amortecimento do líquido amniótico pode dificultar a sensação de movimento neste momento.

A Sua Gravidez

A maioria dos médicos sugere que você durma de lado durante a gravidez. Pensa-se que deitar de costas pode aumentar a pressão na veia cava (a veia que retorna o sangue ao coração). Além disso, dormir nesta posição pode tornar as dores nas costas piores, especialmente à medida que você cresce.

E claro, o crescimento da sua barriga torna difícil dormir de bruços mesmo se você quiser. Então, vale a pena você se acostumar a dormir de lado. Deitar para a esquerda é o melhor, pois aumenta a sua circulação, o que pode ajudar a minimizar as chances de ter um edema (inchaço), varizes, e outras reclamações que aparecem com a circulação ruim.

Muitas mulheres acham que travesseiros compridos fazem esta posição ficar mais confortável. Você pode tentar cruzar a sua perna de cima por cima da outra.

Os hormônios da gravidez causam a retenção de fluido nos pulmões, tornando difícil a respiração profunda. Mais tarde na gravidez, o crescimento do seu útero irá compor o problema ao pressionar o seu diafragma e reduzir o espaço pelo qual o seu pulmão pode se expandir. Falta de ar não irá colocar você ou o seu bebê em risco, mas se isso a preocupa, fale com o seu médico.

Dos Especialistas

 

“Os últimos estudos mostram que é por volta daqui – 16 semanas – que o seu bebê começa a ouvir e responder aos sons” diz Dr. Suzanne Dixon. “Em mais ou menos dois meses, o seu bebê será capaz de responder à sua voz!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This