Não deixe de conferir   /

18 Semanas

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
18 Semanas

Está com borboletas no estômago? Não! O seu pequeno está provavelmente explorando a sua barriga agra, e você deve sentir os seus movimentos durante a semana 18. Leia a seguir para ver o que mais esperar.

Seu Bebê

Nesta semana, o seu pequeno está desenvolvendo uma das características que o farão único: digitais. Preenchimentos de gordura acumulando nas pontas dos dedos irão se transformar em linhas espirais distintas.

O intestino grosso foi fixado na parte inferior da parede abdominal, e muitas glândulas digestivas estão sendo formadas. Esse sistema digestivo em desenvolvimento já está acontecendo há muitas semanas: O feto está engolindo líquido amniótico, que então passa pelo estômago e intestino.

Agora, esse líquido combinado com células mortas e secreções forma o mecônio no intestino. Mecônio é a substância preta e demorada que eventualmente irá sujar a primeira fralda do seu bebê.

O feto pesa cerca de 200 gramas e mede cerca de 18 centímetros, topo ao fim – mais ou menos o tamanho de uma batata doce.

A Sua Gravidez

Você pode ter notado que todo mundo, desde a sua sogra até um completo estranho, se sente obrigado a oferecer um conselho sobre a sua gravidez. O quanto você deveria se exercitar, o que você deveria comer, se você deveria trabalhar – parece que nenhum assunto está proibido!

Enquanto opiniões não solicitadas podem ser chatas, tente só ouvi-las, e não sinta como se você precisasse explicar as suas decisões. Um simples “Obrigada, eu vou pensar nisso” deve ser satisfatório. Tente lembrar que as pessoas ficam empolgadas com a gravidez, e que elas geralmente querem fazer o bem. E também, não fique surpresa se o conselho “de rua” é diferente das recomendações do seu médico, pois muitos aspectos do pensamento médico mudaram com o passar dos anos!

Se você se sentindo tonta, existe uma boa razão para isso! O seu coração está trabalhando entre 40-50 por cento a mais do que antes da gravidez Combinado com a pressão do crescimento do seu útero nas veias, você pode sentir como se fosse desmaiar, particularmente quando se levanta muito rápido. Aqui estão algumas dicas para mantê-la em ordem:

• Descanse frequentemente
• Deite-se apoiada no lado esquerdo por alguns minutos por dia para aumentar a circulação
• Baixo nível glicêmico também pode levar à tonturas, então coma um pedaço de fruta para manter-se de pé (e defenda-se de qualquer pontada de fome aleatória)

Talvez o maior marco – se você ainda não chegou lá – é o sentir o seu bebê chutar. Mesmo que o que você sinta não seja um chute forte (porque o feto ainda é muito pequeno), você pode ter a sensação de um tremor suave, como se você tivesse um dos casos de borboletas no estômago.

Dos Especialistas

Porque o seu corrimento vaginal é alterado durante a gravidez, talvez seja difícil dizer se você desenvolveu uma infecção.

“A maioria das mulheres grávidas irão notar um corrimento branco, leitoso, chamado leucorreia”, diz a enfermeira registrada e Ph.D. Elaine Zwelling. “A leucorreia é normal é aumenta em quantidade à medida que se aproxima a data do parto”.

Entretanto, se o corrimento muda de cor e consistência ou está acompanhado de irritação ou odor, você pode estar com uma infecção, então tenha certeza de falar com o seu médico caso isso aconteça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This