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21 Semanas

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21 Semanas

Com o contínuo crescimento do seu bebê, você começará a observar sinais do crescimento de vida dentro da sua barriga. A semana 21 é sobre dormir e batimentos cardíacos. Leia a seguir para aprender quais desenvolvimentos o seu bebê enfrentará e o que esper

Seu Bebê

O batimento cardíaco do seu bebê fica mais forte e mais alto à cada dia!

Até algumas semanas atrás, o seu médico precisava de um dispositivo especial chamado Doppler, para ouvi-lo. Agora tudo o que ele precisa é de um estetoscópio. Se você quer ouvir o batimento do seu bebê em casa, compre um estetoscópio simples em uma farmácia. (Pai, irmãos, e avós podem se divertir com a chance de escutar também).

O batimento do seu pequeno pode ser difícil de distinguir do seu próprio batimento. Ouça o ritmo mais rápido – um batimento de bebê é entre 120 à 160 batidas por minuto, quase duas vezes mais rápido que o seu. Ouça por algo que pareça um cavalo galopeando.

O seu bebê pesa entre 285 e 370 gramas e mede cerca de 23 centímetros, o peso e comprimento de uma banana ou cenoura grande.

Com o crescimento do seu bebê, ela também começa a dormir e acordar em ciclos sutis. Ultrassonografias mostram que bebês não nascidos podem até se acomodar em uma posição preferida para dormir. A sua pode coloca o queixo sobre o peito, fechar as mãos sob o queixo, ou inclinar a cabeça para trás.

A Sua Gravidez

Dores nas costas, especialmente na região lombar, são bastante comuns durante a gravidez. E é de se esperar – o seu útero crescido está alterando o centro de gravidade e puxando a sua lombar para a frente.

Enquanto isso, o hormônio relaxante está afrouxando todos os ligamentos e articulações no seu corpo – incluindo os ligamentos que conectam os ossos da pélvis à sua espinha. Essa folga das articulações é uma boa coisa para o nascimento do bebê: Permite que a sua pélvis se expanda para acomodar a cabeça do bebê. E também pode significar uma dor lombar pelos próximos meses!

Para ajudar a aliviar essa dor, faça esses ajustas na sua rotina diária. Sempre que for sentar, seja para assistir TV ou trabalhar, use um descanso para elevar um pouco os pés. Caso precise levantar para realizar uma tarefa, como cozinhar ou lavar a louça, coloque um pé sobre um pequeno degrau para retirar um pouco da pressão da sua lombar.

Se possível, tome um banho morno (mas não quente). Se você tem uma dor que não vai embora, certifique-se de ligar para o seu médico.

Dos Especialistas

Frutas e vegetais são ótimas fontes de vitaminas e minerais durante a gravide, mas e se você não tiver disposição de comê-los?

“Seja criativa”, sugere a especialista e enfermeira registrada Margaret Comerford Freda. “Beba sucos (ou vitaminas) de vegetais, ou ente acompanhamentos diferentes – queijo, por exemplo – que diluem o sabor dos vegetais.”

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