Não deixe de conferir   /

36 Semanas

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
36 Semanas

É agora! O começo da sema 36, inaugura oficialmente o último mês de gravidez. Leia a seguir para apender mais sobre o que seu corpo está fazendo – e o que você pode fazer – para se preparar para o grande dia.

Seu bebê

Seu bebê ama ouvir você ler ou cantar. Na verdade, estudos mostram que recém-nascidos preferem o som da voz da mãe a outras vozes. Estudos também mostram que recém-nascidos mostram preferência por músicas cantadas repetidas vezes enquanto estavam no útero.

Se você não o fez ainda, nunca é tarde para começar! Escolha um hora do dia para tocar seu álbum favorito, cantar junto sua música favorita ou ler uma história para o bebê. Ele vai vir a adorar esse momento especial que vocês estão passando juntos, independente de ele estar no útero ou nos seus braços.

A cabeça do seu bebê é especialmente desenhada para passar pelo seu cérvix e pélvis. Os ossos no crânio dele ainda não estão presos – essa construção solta faz com que a cabeça dele seja moldável de forma que possa se espremer através do canal do nascimento sem machucar nenhum de vocês dois. Esse ossos vão se unir gradualmente durante o primeiro ano de vida.

Seu pequenino pesa algo entre 2 quilos e 500 e 2 quilos e 600 gramas essa semana e mede quase 48 centímetros – quase o tamanho de uma melancia!

Sua gravidez

Você verá seu médico muitas vezes de agora até seu parto. Muitos médicos vão querer vê-la semanalmente na semana 36 para que eles possam ver os sinais do parto.

Seu médico vai checar sua pressão sanguínea durante cada visita e verificar se sua urina não contém proteínas. Pressão sanguínea alta e proteínas na urina são potenciais avisos de pré-eclâmpsia, uma condição de gravidez que pode ser arriscada para você e para o bebê.

Seu útero tem agora 1000 vezes o volume original. E já que está crescendo de baixo das suas costelas está deixando a respiração mais difícil – o que você deve ter percebido por conta própria a essa altura!

Você deve ter ganho de 11 à 13 quilos até agora. Nas próximas quatro semanas, é provável que você ganhe apenas mais alguns quilos. Se serve de consolo, muitas mulheres não ganham nenhum peso durante o último mês de gravidez!

Afinal de contas, seu útero pode não ser a única coisa expandido. Mesmo se o edema (termo médico para inchaço causado por excesso de fluidos) não tenha te incomodado até agora, você pode ter retido mais fluidos no último mês de gravidez. Sempre que puder, tire alguns minutinhos para descansar com seus pés elevados ou deite-se sobre seu lado esquerdo. Ambas as posições vão aumentar a circulação, movendo o fluido das extremidades.

Nota de cuidado: Reduzir a ingestão de fluídos não reduz o edema! Você ainda precisa de 8 copos de água por dia para limpar os resíduos dos seus rins, movimentar seu intestino e manter seu volume sanguíneo com um bom volume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This