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5 Semanas

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5 Semanas

Uma semana por dentro da sua gravidez, você pode estar passando por uma onda de emoções. Leia mais para aprender sobre o que está acontecendo em seu corpo e sua mente durante a quinta semana.

Seu Bebê

A placenta – que começou a se formar na semana passada – e os primórdios do cordão umbilical já estão trabalhando para canalizar os nutrientes essenciais do seu corpo para o embrião. O oxigênio, aminoácidos, gorduras e açúcares todos desempenham um papel vital neste projeto incrível.

Uma das camadas das células especializadas está a desenvolver dentro do tubo neural, a qual irá se tornar a coluna vertebral e o cérebro. Tomar pelo menos 400 microgramas de ácido fólico todos os dias é uma ótima ideia para manter seu bebê em desenvolvimento dentro do cronograma e bem. (O ideal era você ter começado a tomar ácido fólico antes da gravidez)

De 0,05 a 0,1 cm, o embrião tem cerca do tamanho de uma pequena semente de laranja.

O coração é agora um único tubo com algumas batidas descoordenadas. Essas batidas vão se tornando mais regulares com cada semana que passa.

Sua Gravidez

Como você se sente agora que você está realmente grávida? Se você está tentando engravidar há um tempo, você provavelmente está em êxtase. Você também pode estar se perguntando se tudo vai correr normalmente. Se a gravidez foi uma surpresa, você pode se sentir preocupada ou insegura.

Só sei que todas essas emoções – de uma grande alegria para orgulho maternal até o medo – são perfeitamente normais.

Na parte física, você pode ter sintomas que são notavelmente como os que você sente antes de seu período menstrual. Cólicas menstruais e dores nas costas são comuns.

Em vez de persistir através do desconforto e fadiga, dê a você uma pausa: Mergulhe em um (não quente) banho, ouça uma música suave ou tire um cochilo.

E por falar em se mimar, agora é a hora de tratar seu corpo como o templo que ele é! Tente o seu melhor para comer e passar os dias das formas mais saudáveis possíveis.

Dos Especialistas

Comer por dois não significa comer o dobro!

“A maioria das mulheres grávidas precisam de apenas cerca de 300 calorias extras por dia”, diz a especialista e enfermeira Margaret Comerford Freda. “Isso se traduz em uma das seguintes opções: 2 xícaras de leite desnatado, 1 xícara de sorvete, um pão com queijo/requeijão, ou um sanduíche de atum.”

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