Não deixe de conferir   /

Alerta médico: se leite empedrar NÃO faça compressa de água quente nos seios

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Alerta médico: se leite empedrar NÃO faça compressa de água quente nos seios

compressa de água – Nos primeiros dias logo após o parto, é natural que o leite materno “desça” em maior quantidade, se juntando ao colostro e acumulando um volume maior do que o bebê, talvez, seja capaz de mamar.

Se você notar que suas mamas estão ficando bem cheias, enrijecidas e suas aréolas, brilhantes de tão esticadas, é aconselhável que esse excedente de leite seja retirado. E também é preciso evitar o hábito comum da compressa quente, veja o porquê:

O que fazer se o leite empedrar?

Retirar o excesso de leite das mamas não só vai aliviar o eventual desconforto da lactante, como também pode facilitar a próxima mamada. Para isso, a dica compartilhada pela Maternidade São Luiz, de São Paulo, é verificar antes de amamentar se a aréola (aro de mucosa que envolve o mamilo) está flexível. Se estiver rígida, massageie a região com a ponta do dedo indicador em movimentos circulares.

Faça a massagem com estímulos partindo do bico em direção para a base da mama, com objetivo de desobstruir o caminho do leite passa. Isso vai amaciar a região e facilitar a sucção do bebê. Não adote as compressas de água quente que acabam aumentando ainda mais a produção do leite.

O que fazer para ajudar?

Após a mamada, verifique sempre se não existem pontos de obstrução com “empenhamento” do leite. Caso seja necessário, faça nova massagem usando a ponta dos dedos indicador e médio, indo no ponto de forma localizada. Mantenha a outra mão no lado oposto da massagem em posição de concha.

Algumas mães recomendam a aplicação de gelo nas mamas logo depois das mamadas, ou compressas frias feitas com uma fraldinha de pano molhada e deixada na geladeira ou no freezer. Essas compressas frias são importantes nos intervalos das mamadas para diminuir o edema e as dores.

 

 

 

 

fonte: vix

Imagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This