Não deixe de conferir   /

Autismo: 1 em cada 45 crianças estão no espectro, segundo CDC

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Autismo: 1 em cada 45 crianças estão no espectro, segundo CDC

Um novo levantamento feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, constatou que a incidência de autismo entre as crianças aumentou: agora 1 em 45 estão dentro do transtorno do espectro autista (o que representa cerca de 2,25%). Entre 2011 e 2013, essa taxa era apenas de 1 a cada 80 e, em 2008, 1 em cada 100.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no levantamento, esse resultado pode ser explicado por uma mudança feita nos questionários que foram respondidos pelos pais. Na conclusão do estudo, os especialistas apontam que, nos anos anteriores, é possível que os pais de algumas crianças diagnisticadas hoje com autismo tenham apontado que os filhos tinham outros tipos de desordens comportamentais.

Para o biólogo molecular e professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia (UCSD), Alysson Muotri, é difícil saber com certeza se a incidência do transtorno está mesmo aumentando: “O “autismo” é um alvo em movimento, é um conceito que muda com o tempo. O que chamamos de autismo hoje é algo muito diferente de dez anos atrás. Na falta de um biomarcador, estamos à mercê de um diagnóstico clínico e, muitas vezes, subjetivo”, explica. Alysson está por trás da primeira startup do mundo dedicada ao transtorno, a Tismoo. “Com os avanços na genética, ja é possível ter resultados com o sequenciamento do genoma de indivíduos, o que auxilia nesse diagnóstico. Isso ainda não é rotina, mas vai ser em breve”, completa.

Essa mudança de critérios para definir o que caracteriza o autismo pode fazer com que ora algumas crianças sejam diagnosticadas dentro do espectro, ora sejam deixadas para fora. Isso faz sentido quando consideramos que, nas conclusões da pesquisa, os especialistas  enfatizaram que o número total de indivíduos identificados nas três categorias contempladas pela investigação (deficiência intelectual, transtornos do espectro autista e deficiência comportamental) permaneceu inalterado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This