Não deixe de conferir   /

Ingurgitamento mamário é um problema bem comum na amamentação : o que é

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Ingurgitamento mamário é um problema bem comum na amamentação : o que é

amamentação – O ingurgitamento mamário nada mais é do que o excesso de leite nas mamas, popularmente chamado de “leite empedrado”. O quadro pode ocorrer em qualquer fase da amamentação, embora seja mais comum nos primeiros dias, após o nascimento do bebê, quando mãe e filho ainda estão se adaptando às mamadas.

O que significa?

Quando acontece o ingurgitamento mamário, os mamilos ficam achatados o que dificulta a “pega” do bebê e amamentar fica mais difícil. Além disso, as mamas muito cheias de leite se tornam “duras” e doloridas, bastantes volumosas, com áreas avermelhadas e a pele brilhante. Há desconforto ou sensação de dor nas mamas mesmo quando o bebê não está mamando e pode haver extravasamento de leite pelas mamas.

Como prevenir?

Extrair o leite materno tanto estimula a produção de mais leite, quanto ajuda a esvaziar o peito caso ele esteja cheio demais, gerando desconforto e até mastite. A infecção, que acomete a glândulas da mama, é causada pelo acúmulo de leite e pela entrada de bactérias pelas rachaduras na pele.

As massagens são simples de fazer e bastante indicadas. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

Use uma compressa de água quente sobre os “nozinhos” do seio para tentar desobstruir o fluxo, massageando sempre que puder com a ponta dos dedos delicadamente.

Após as mamadas não lave os bicos com sabonete. Seque o bico sem esfregar e deixe-o terminar de secar naturalmente (fora do sutiã). A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.

Algumas mães recomendam a aplicação de gelo nas mamas logo depois das mamadas, ou compressas frias feitas com uma fraldinha de pano molhada e deixada na geladeira ou no freezer. Não há provas científicas de que isso funcione, mas também não é uma coisa prejudicial, portanto você pode tentar.

Antes e depois de cada mamada, hidrate os bicos do seio com o seu próprio leite. E preste muito atenção na melhor posição para amamentar. Se o bebê fizer a “pega” correta, as chances de dor serão mínimas.

 

 

-vx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This