Não deixe de conferir   /

Pediatra lista 5 atitudes do seu filho que mostram que ele está com ciúme do bebê

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Pediatra lista 5 atitudes do seu filho que mostram que ele está com ciúme do bebê

ciúme do bebê – Quando a família se prepara para aumentar, é muito comum que os filhos mais velhos, ou o primogênito, não aceitem com muita tranquilidade a chegada de um novo irmãozinho ou irmãzinha. Por esse motivo, o pediatra Carlo Crivellaro dá algumas dicas de como identificar as atitudes de descontentamento diante dessa mudança familiar.

Identifique sinais de ciúme do irmãozinho

A chegada de mais um membro na família pode parecer, para o primogênito, uma ameaça, significando perder o amor e o carinho de seus pais. Até então, todas as atenções eram somente para ele, e agora terá que dividir as pessoas mais importantes de sua vida. Nem sempre os filhos mais velhos aceitam a chegada de um novo irmão com muita alegria. Alguns podem se sentir inseguros e com medo, gerando um sentimento que talvez a criança nunca tenha tido: o ciúme.

  1. as reações agressivas em relação ao novo bebê;
  2. demonstrações de desobediência;
  3. episódios de choros sem motivo várias vezes ao dia;
  4. birras fora de hora;
  5. regressão de comportamentos, como querer voltar usar a chupeta, mamadeira, precisar usar fralda novamente, e até voltar a ter fala mais infantilizada.

Todos esses comportamentos têm um único objetivo: chamar a atenção da família. A situação, por mais difícil que pareça, é natural e deve ser trabalhada normalmente no dia a dia, com muita conversa e compreensão.

Antes de ter um irmãozinho, a criança mobilizava toda a atenção da família ao seu redor. De repente, todos querem saber e mimar um novo bebê que, para o filho ou filha mais velha, ainda é um estranho. É importante que os pais dediquem cuidado e carinho para os primogênitos, explicando e envolvendo os filhos na expectativa para chegada do recém-nascido adotando até a postura de “irmãos mais velhos”.

 

-vx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This