Não deixe de conferir   /

Uso incorreto do cotonete leva 34 crianças por dia ao pronto-socorro: estudo faz alerta

Facebook Twitter Google + Pinterest Linkedin Reddit
Uso incorreto do cotonete leva 34 crianças por dia ao pronto-socorro: estudo faz alerta

Uso incorreto do cotonete – A higiene dos bebês é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente nas mamães de primeira viagem. A melhor alternativa é sempre recorrer aos pediatras e especialistas, pois eles saberão dizer quais são os métodos mais adequados para manter os pequenos limpinhos sem comprometer a saúde.

Quando se trata de limpar os ouvidos, toda e qualquer pessoa certamente acredita que os cotonetes são os melhores amigos para este momento. Entretanto, esta prática aparentemente inofensiva pode trazer grandes problemas para as crianças.

Cotonete faz mal?

crianca limpando orelha cotonete 0717 400x1016
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

De acordo com um estudo do Nationwide Children’s Hospital, publicado no Journal of Pediatrics, o uso incorreto dos cotonetes envia cerca de 34 crianças ao pronto-socorro todos os dias nos Estados Unidos.

Estima-se que entre o período de 1990 e 2010, 263.000 pacientes menores de 18 anos foram tratados em departamentos de emergência por queixas como bloqueio auditivo, dor e sangramento.

Cerca de 70% dessas lesões ocorreram durante a limpeza das orelhas, outras causas incluíam crianças brincando com os cotonetes ou caindo enquanto um deles estava no ouvido.

Segundo a Dra. Tânia Maria Sih, presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, as hastes flexíveis com pontas de algodão podem trazer grandes riscos à saúde auditiva.

“Usar o cotonete para limpar o ouvido pode empurrar a cera para o fundo do conduto auditivo e perfurar o tímpano”, afirma.

Como limpar o ouvido do bebê

mae limpando orelha bebe cotonete 0717 400x1050
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Após estas descobertas, os autores do estudo dizem que foi desmitificada a necessidade de limpar os ouvidos com regularidade.

“Os ouvidos nunca devem ser higienizados, precisamos deixar a natureza agir sozinha. A cera é uma proteção, e só deve ser retirada por um médico, quando houver necessidade e através de instrumentos adequados”, reafirma a Dra. Tânia.

Ainda de acordo com a especialista, quanto as orelhinhas dos bebês, essas, sim, podem ser higienizadas, mas com o auxílio de uma toalhinha úmida. E o cotonete deve ser usado apenas para limpar o nariz do bebê, puxando as secreções de dentro para fora.

 

-vix

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This